quarta-feira, 15 de maio de 2013


Oficina de Recepcionista de Hotel

E.M. Luiz Cesar Sayão (07/05/2013)

 e da E.M. Manoel de Abreu (10/05/2013)

Com o objetivo de investir em programas e ações voltados para o desenvolvimento integral do jovem brasileiro e propiciar as condições necessárias para romper o ciclo de reprodução das desigualdades e restaurar a esperança em relação ao futuro de sua juventude, o Programa foi criado pelo Governo Federal em 2005, associado à Secretaria Nacional de Juventude.
            Tão logo, suas primeiras ações foram desenvolvidas, em 2007, o Programa tornou-se uma referência.
            Ao integrar Ensino Fundamental, Qualificação Profissional e Participação Cidadã, o Programa buscou oferecer oportunidade para que os jovens experimentassem novas formas de interação, se apropriassem de novos conhecimentos, reelaborando suas próprias experiências e sua visão de mundo e, ao mesmo tempo, se reposicionando quanto a sua inserção social e profissional.
            Assim, o Programa passou a ser executado, em âmbito nacional, no Ministério da Educação, por intermédio da SECADI – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão.
            Como um dos fatores principais de atração para o Programa a Qualificação Profissional tem-se apresentado como um dos pontos principais de atração para o Programa representando fator decisivo para o ingresso no curso e uma chance de aprender uma profissão.
            Nessa perspectiva, não basta transmitir meramente conteúdos para os estudantes nem mesmo trabalhar sobre a construção teórica da aprendizagem.  É preciso considerar as diferentes dimensões do jovem com ser humano e cidadão brasileiro. Por isso, o educador tem de ir além da condição de transmissor de conhecimento e trabalhar por um projeto de educação emancipatória,  capaz de promover uma inserção crítica desse jovem no mundo do trabalho.
            Além disso, o turismo no Brasil e, especificamente, na Cidade do Rio de Janeiro vem ganhando dimensão, nos últimos anos. O fato de o país vir a sediar, grandes eventos internacionais – A Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos desencadeou uma expectativa de crescimento do número de turistas. Atrelado a esse fato, a busca de profissionais nessa área ganha contorno significativos.  
            Deste modo, as atividades desse Arco Ocupacional – Turismo e Hospitalidade - se apresentam como uma das possibilidades de formação de profissionais que encontram, no Projovem Urbano, o início de uma qualificação social e profissional que certamente poderão, num futuro próximo, vir a contribuir com seu trabalho para a economia da cidade, empregados em estabelecimentos do ramo de hotelaria.



Objetivos da Oficina
  

  • Propiciar um espaço pedagógico desafiador e de interesse, para auxiliar os jovens no contato com o “mundo do trabalho”;


  •  Promover ações didático-pedagógicas da Formação Técnica Específica, no Arco Ocupacional de Turismo, contemplando a ocupação de Recepcionista de Hotel;


  • Criar contextos que estimulem a atitude crítica e situações que favoreçam a prática dos estudos desenvolvidos durante a Formação Técnica Específica.



Desenvolvimento da Atividade Proposta  

          A oficina proposta procurou apresentar à trajetória das atividades vinculadas a Área de Hotelaria, na função de Recepcionista de Hotel.
            Durante o processo, apontamos o grande interesse e a participação dos alunos.
            A criação de um espaço para o desenvolvimento de ações, articuladas as práticas pedagógicas marcou o desenvolvimento da ação proposta.
            Com o objetivo de propiciar uma formação adequada, além das oficinas desenvolvidas, serão realizadas visitas técnicas a hotéis e aulões, onde serão desenvolvidas atividades práticas.





Apresentação da Trajetória Histórica de Hospitalidade

E.M. Luiz Cesar Sayão






Espaço de discussão e construção coletiva


 Apresentação da Trajetória Histórica de Hospitalidade
E.M. Manoel de Abreu






Espaço de discussão e construção coletiva





Nenhum comentário:

Postar um comentário